Larissasantana

/Larissa Santana

About Larissa Santana

This author has not yet filled in any details.
So far Larissa Santana has created 11 blog entries.

Indicaê das normalistas

Por Larissa Santana e Lívia de Fátima (Graduandas Pedagogia/UFRJ) Apesar de sua grande importância para a história, pouco se tem registro sobre a Escola Normal Carmela Dutra. Diante disso indicamos a dissertação de Fábio Souza Lima, professor do IECD, intitulado “As normalistas chegam ao subúrbio: A história da Escola Normal Carmela Dutra - da criação [...]

By | 2021-06-01T14:19:42-03:00 junho 26th, 2021|indicações|0 Comments

As carmelitas: o ontem e o hoje

Por Larissa Santana e Livia de Fátima (Graduandas Pedagogia/UFRJ) Atualmente a escola atravessa alguns velhos conflitos e outros novos. Com o crescimento populacional, o subúrbio e o bairro de Madureira, se expandiram e hoje possuem um dos maiores centros de comércio de rua do Rio de Janeiro, áreas de cultura e lazer, como o Parque [...]

Indicaê – escolas praianas

Por Vitor Fuchs (FE-UFRJ) A partir das lembranças de uma ex-aluna de escolas públicas do município de Búzios, aproveito para compartilhar a dissertação de mestrado da Márcia da Silva Quaresma, que aborda as escolas praianas no Estado do Rio de Janeiro a partir do ideário republicano dos anos 1950. A leitura desta dissertação nos ajuda [...]

By | 2021-06-01T09:46:57-03:00 junho 14th, 2021|indicações|0 Comments

A ENCD se afirma em Madureira

Por Larissa Santana e Livia de Fátima (Graduandas Pedagogia/UFRJ) A  Escola Normal Carmela Dutra  foi fundada em 1946 - sob a força de um decreto (Decreto 8.546 de 22 de junho de 1946) - com uma filiação do Instituto de Educação, o que gerou diversas polêmicas, desde sua localidade até a cor dos uniformes das [...]

By | 2021-06-13T21:37:27-03:00 junho 13th, 2021|a escola na cidade, história das escolas|0 Comments

O movimento de ocupação estudantil

Por Jéssica Azevedo e Scarlet Rocha (Graduandas IH/UFRJ) ... retomando as reivindicações do post anterior… As ocupações também se opuseram ao Projeto de Lei Escola sem Partido (PL 193/2016) ou a chamada “Lei da Mordaça” por restringir a liberdade dos profissionais de educação. Ou seja, a PL tinha como preocupação as informações ideológicas passadas pelos [...]

Letícia avalia a sua experiência escolar

Por Vitor Fuchs (FE-UFRJ) Embora a ex estudante de Búzios traga inúmeras boas experiências em sua trajetória, hoje, formada em Pedagogia, ela traz também uma visão crítica acerca do ensino e da realidade da rede escolar de Búzios.  Eu lembro que a gente passava um tempão copiando, tanto que eu te falei o negócio da [...]

By | 2021-06-13T21:45:14-03:00 junho 7th, 2021|Memórias|0 Comments

As carmelitas: a história da Escola Normal Carmela Dutra (ENCD) e o subúrbio carioca

Por Larissa Santana e Livia de Fátima (Graduandas Pedagogia/UFRJ) As reformas urbanas em diversos campos da sociedade brasileira perduraram por diversos Governos. Durante os anos 1940, ainda se enfrentavam muitas problemáticas, principalmente com relação às áreas suburbanas e rurais como falta de saneamento básico, iluminação, segurança e educação. Consoante à ideia de que a nova [...]

By | 2021-06-03T16:08:33-03:00 junho 5th, 2021|a escola na cidade, história das escolas|0 Comments

Estudantes contra a precarização da educação pública

Por Jéssica Azevedo e Scarlet Rocha (Graduandas IH/UFRJ) Os secundaristas tinham como principais reivindicações a não aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2016 (antiga 241), da Medida Provisória (MP) 746/16 e do Projeto de Lei (PL) 193/16. A PEC estabelecia um teto para as despesas primárias do Governo Federal, entre eles a saúde [...]

By | 2021-06-03T16:05:00-03:00 junho 3rd, 2021|a escola na cidade, Memórias|0 Comments

Para saber mais sobre escolas preparatórias

Beatriz Sales e Rafaela Ferreira (FE-UFRJ) No texto Provação escolar e consagração social. As classes preparatórias para as grandes escolas, publicado em 1981, em língua francesa, pelo sociólogo Pierre Bourdieu, são analisadas instituições preparatórias para os vestibulares. Com base me pesquisa sobre o tema, o autor discorre sobre o funcionamento e as particularidades destas entidades. [...]

By | 2021-04-05T15:43:36-03:00 abril 6th, 2021|indicações|0 Comments

O que são e quais são os objetivos das escolas preparatórias?

Beatriz Sales e Rafaela Ferreira (FE-UFRJ) As escolas preparatórias / colégios-curso são instituições, em sua maioria privadas, que possuem uma organização com foco em regras, disciplina, rotina de estudos, projetos e cronogramas rígidos e pouco flexíveis, que visam a eficiência, tendo em vista a aprovação do aluno em concursos. Para viabilizar seus objetivos, essas entidades [...]

By | 2021-04-05T15:40:31-03:00 abril 6th, 2021|a escola na cidade|0 Comments

Experiências de duas alunas que estudaram em escolas preparatórias

Beatriz Sales e Rafaela Ferreira (FE-UFRJ) "Estudei em um colégio/curso do 9o ano do ensino fundamental ao 3o ano do ensino médio e hoje estou cursando o 5o período de pedagogia na UFRJ. Agradeço ao meu colégio por ter me ajudado a chegar até aqui, ainda que tenha precisado de muito esforço e  muitas renúncias [...]