Coleção Personagens do Pós-abolição EdUFF

Por Pabliane Cristina de Castro Rodrigues (graduanda do Curso de Pedagogia da UFRJ)

A Editora da Universidade Federal Fluminense (EdUFF) no dia 3 de fevereiro, às 18h, realizou a publicação de sete e-books que examinam a trajetória e o contexto histórico de oito importantes personagens negros da história brasileira no pós-abolição. As obras têm o objetivo de construir outras narrativas da História do Brasil Republicano.

Os personagens escolhidos, marcados pela condição racial e de gênero, circulam por diferentes regiões do Brasil, levantaram bandeiras antirracistas e atuaram na transformação das possibilidades de exercício da cidadania da população negra no país. São elas: Monteiro Lopes, Eduardo das Neves, Luciana Lealdina de Araújo, Maria Helena Vargas da Silveira, Juliano Moreira, Paulo Silva, Maria de Lourdes Vale Nascimento e João Cândido.

Os e-books são acompanhados por um site que disponibiliza diversos materiais – oficinas, vídeos, planos de aula, banco de imagem, em torno de personagens negros biografados. A coleção faz parte do projeto coletivo “Personagens do pós-Abolição: trajetórias, e sentidos de liberdade no Brasil republicano”, contemplado com o Edital “Memórias Brasileiras: Biografias” (n° 13/2015 da Capes). A leitura é voltada para estudantes do Ensino Médio e adultos.

Segundo editora, “as biografias publicadas também trazem uma contribuição importante para o público em geral, para futuros professores e para os alunos da educação básica, pois permitem conhecer melhor a História do pós-abolição e do racismo no Brasil e, em volume especial, entrar em contato com novas formas de ensinar e aprender histórias do Brasil republicano.