por Ana Beatriz Lamego Viana (graduanda em História – UFRJ) O primeiro uso de castigos físicos como uma forma de educar e disciplinar no Brasil ocorreram com a chegada das missões jesuíticas. Os colégios da Companhia de Jesus institucionalizam os castigos físicos como uma última alternativa educativa para serem utilizados quando as palavras falhavam. Vistos […]
A ESCOLA NO SÉCULO XIX: O MÉTODO LANCASTERIANO
por Ana Beatriz Lamego Viana (graduanda em História – UFRJ) Desenvolvido na Inglaterra, o Método Lancasteriano (ou método de ensino mútuo) foi pensado como uma alternativa pedagógica moderna para dinamizar e baratear o processo de aprendizagem. Foi concebido para substituir o método individual (cada aluno era atendido individualmente por turnos, enquanto o restante da turma […]
Read Time:
5 Min
0
Castigos escolares do século XIX – Um espelho da sociedade oitocentista
Por Gabriel Mariano Alvarez (Graduando em História pela UFRJ) Castigos escolares do século XIX estão intrinsecamente ligados tanto ao ato de punir o aluno, com objetivo de educar, como a reafirmação hierárquica de poder dos professores, inspetores e diretores escolares. Ademais vale salientar que em uma sociedade pautada e criada a base da força e […]
Read Time:
3 Min
0
0