Mês: abril 2024

A ESCOLA NO SÉCULO XIX: OS CASTIGOS CORPORAIS E AS DIFERENTES VISÕES SOBRE A EDUCAÇÃO

por Ana Beatriz Lamego Viana (graduanda em História – UFRJ) O primeiro uso de castigos físicos como uma forma de educar e disciplinar no Brasil ocorreram com a chegada das missões jesuíticas. Os colégios da Companhia de Jesus institucionalizam os castigos físicos como uma última alternativa educativa para serem utilizados quando as palavras falhavam. Vistos […]

A ESCOLA NO SÉCULO XIX: O MÉTODO LANCASTERIANO

por Ana Beatriz Lamego Viana (graduanda em História – UFRJ) Desenvolvido na Inglaterra, o Método Lancasteriano (ou método de ensino mútuo) foi pensado como uma alternativa pedagógica moderna para dinamizar e baratear o processo de aprendizagem. Foi concebido para substituir o método individual (cada aluno era atendido individualmente por turnos, enquanto o restante da turma […]

Castigos escolares do século XIX – Um espelho da sociedade oitocentista

Por Gabriel Mariano Alvarez (Graduando em História pela UFRJ) Castigos escolares do século XIX estão intrinsecamente ligados tanto ao ato de  punir o aluno, com objetivo de educar, como a reafirmação hierárquica de poder dos  professores, inspetores e diretores escolares. Ademais vale salientar que em uma  sociedade pautada e criada a base da força e […]