Mês: junho 2023

E. Chile – Aluno Nicolas (2022)

Por Ana Clara Evangelista (Graduanda do Curso de Pedagogia FE-UFRJ) 1) O ensino da escola tem influenciado sua vida, em que sentido? Poderia me dar algum momento marcante pra você? Um aprendizado, uma memória, uma história engraçada ou até triste.  Uma das histórias que vai me marcar vai ser a feira de ciências e além […]

Jornal A FORJA e protagonismo estudantil no CAp-UFRJ

Por Jéssica Azevedo (graduanda História/UFRJ) e Isabel Machado (estudante CAp-UFRJ) No sexto post dessa série, vamos discutir sobre a participação ativa dos estudantes do CAp, que se dava tanto dentro e fora da sala de aula quanto para além dos muros da escola. Por meio do jornal A Forja, observamos a atuação do Grêmio Estudantil. […]

Pedagogia da autonomia – Paulo Freire

Por Hugo Caetano (Graduando em História – UNIRIO) No Indicaê de hoje falaremos sobre o livro Pedagogia da Autonomia do educador, considerado patrono da educação brasileira, Paulo Freire. No livro, Freire aborda diversos tópicos relacionados à escola e à educação à medida em que a leitura avança. O livro é dividido em 3 capítulos: “Prática […]

Uniforme das normalistas: tradição x sexualização

Por Giselle Soares Gomes – (Graduanda do curso de pedagogia – FE/ UFRJ) Fonte da imagem: Jornal – O Globo. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/conservadorismo-bancada-evangelica-freiam-igualdade-de-generos-diz-governo-15539562  O tema acerca do uniforme das normalistas é algo que levanta pautas relevantes como a tradição vs a sexualização, que inclusive é o tema do nosso post do dia. Como um ponta […]

A história oral na pesquisa do C. E. Dr. Feliciano Sodré

Por Ana Carolina Amin (Graduanda em História – UFRJ) Depois de afirmar a importância da micro-história e da História Local, hoje falo especificamente da História Oral que, conforme foi falado sobre a pesquisa do C. E. Dr. Feliciano Sodré, se faz, muitas das vezes, necessária. Para isso trago de novo o trabalho de Selva Guimarães […]

Experimentalismo pedagógico no CAp-UFRJ

Por Jéssica Azevedo (graduanda História/UFRJ) e Isabel Machado (estudante CAp-UFRJ) No quinto post da série, vamos apresentar dois documentos sobre o experimentalismo pedagógico no CAp que estão presentes no PROEDES/UFRJ. O primeiro deles vai ser o Plano das Classes Experimentais do Colégio de Aplicação da Faculdade Nacional de Filosofia, formulado em 1959. Nele, vemos que […]

O Processo de levantamento de fontes

Por Scarlet Rocha (graduanda História/UFRJ) e Fabiane Silva (graduanda Pedagogia/UFRJ) Como já mencionamos em nossa série de postagens, uma das questões mais recorrentes na pesquisa acerca da Baixada Fluminense é a dificuldade em encontrar as fontes. Em nossa pesquisa sobre a Escola Estadual Professora Cordélia Paiva não foi diferente, principalmente no início das nossas buscas […]