Blog

A configuração jesuítica nas escolas do século XIX

Por Gabriel Mariano Alvarez (IH-UFRJ) A inserção da educação, por intermédio dos jesuítas, foi com um viés de propagação da fé católica, em meio a uma reforma religiosa em curso na Europa, de cunho colonizador, facilitando assim a dominação portuguesa em solo brasileiro. Contudo, com o passar dos séculos a forma dominadora, pode-se dizer que […]

Indicaê – O INES E A EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL

Por Laura Mattes Lagrange (Pedagogia/UFRJ) Publicada em 2008, a obra O INES e a Educação de Surdos no Brasil, escrita por Solange Maria da Rocha – professora e atual diretora do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) -, consiste em uma edição histórica que celebra os 150 anos de fundação da primeira escola de […]

Jesuítas no Brasil e sua influência na educação

Por Gabriel Mariano Alvarez (IH-UFRJ) Quando se fala em educação no Brasil, muito se discute a respeito de temas mais atuais e contemporâneos para sua melhora, ou quiçá uma crítica acerca do processo educacional no país. Contudo, é necessária uma análise das raízes educacionais, que remonta a Idade Moderna, e seus tópicos como colonização, grandes […]

O Prédio principal – CEFS

Por Ana Carolina Amin (História-UFRJ) e Hugo Caetano (História-UNIRIO) Sabendo um pouco da história do colégio, falta entender os espaços que temos nele hoje em dia e os que um dia existiram. Assim, temos o prédio principal, que possui as primeiras 5 salas da escola, ainda utilizadas hoje em dia, como sala dos professores, um […]

CEFS – Os espaços externos

Por Ana Carolina Amin (História-UFRJ) e Hugo Caetano (História-UNIRIO) Seguindo a linha, para entender os espaços do C.E. Dr. Feliciano Sodré, faz sentido começar pela fachada do colégio, pois ela evidencia as mudanças temporais que este espaço vai passar ao longo da história. Como dito anteriormente, já temos alguns posts abordando esse colégio, contando, inclusive, […]

Apresentação Colégio Estadual Dr. Feliciano Sodré

Por Ana Carolina Amin (História-UFRJ) e Hugo Caetano (História-UNIRIO) Com essa série de postagens, pretendemos testar a possibilidade de ler o espaço escolar como lugar de práticas que orientam a vida escolar; buscando perceber aspectos da organização da instituição, os valores que permeiam a cultura escolar, as hierarquias, os símbolos que por ali circulam e […]

Profissão docente: lugar apenas de mulheres?

Giselle Soares Gomes (Graduanda em pedagogia pela FE/ UFRJ) Hoje, vamos iniciar o nosso post de maneira diferente. Geralmente eu deixo desafios nos finais das postagens para a reflexão. Mas hoje, quero deixar no início um exercício de memória: quantos professores na educação infantil e no ensino fundamental 1 vocês tiveram? Foram mais mulheres ou […]

A ESCOLA NO SÉCULO XIX: OS CASTIGOS CORPORAIS E AS DIFERENTES VISÕES SOBRE A EDUCAÇÃO

por Ana Beatriz Lamego Viana (graduanda em História – UFRJ) O primeiro uso de castigos físicos como uma forma de educar e disciplinar no Brasil ocorreram com a chegada das missões jesuíticas. Os colégios da Companhia de Jesus institucionalizam os castigos físicos como uma última alternativa educativa para serem utilizados quando as palavras falhavam. Vistos […]

A ESCOLA NO SÉCULO XIX: O MÉTODO LANCASTERIANO

por Ana Beatriz Lamego Viana (graduanda em História – UFRJ) Desenvolvido na Inglaterra, o Método Lancasteriano (ou método de ensino mútuo) foi pensado como uma alternativa pedagógica moderna para dinamizar e baratear o processo de aprendizagem. Foi concebido para substituir o método individual (cada aluno era atendido individualmente por turnos, enquanto o restante da turma […]

Castigos escolares do século XIX – Um espelho da sociedade oitocentista

Por Gabriel Mariano Alvarez (Graduando em História pela UFRJ) Castigos escolares do século XIX estão intrinsecamente ligados tanto ao ato de  punir o aluno, com objetivo de educar, como a reafirmação hierárquica de poder dos  professores, inspetores e diretores escolares. Ademais vale salientar que em uma  sociedade pautada e criada a base da força e […]

Indicaê – Casa do Pequeno Jornaleiro

Por Livia de Fátima Conceição (mestranda em educação PPGE/UFRJ) Obrigada por ter acompanhado mais uma série de postagens por aqui. Por fim, compartilho minha monografia de graduação em Pedagogia na UFRJ, fruto do trabalho de pesquisa com esse projeto de extensão. Nela apresento a trajetória da assistência à infância e a criação da Fundação Darcy […]

Quem eram os pequenos jornaleiros?

Por Livia de Fátima Conceição (mestranda em educação PPGE/UFRJ) Você já conhece a história da Casa, mas deve estar se perguntando: por que criar uma instituição para crianças jornaleiras? Quem eram eles? Bem, vamos começar de onde eles surgiram… A figura dos meninos jornaleiros remonta ao ano de 1875, quando o jornalista Ferreira de Araújo, […]