Blog

A ESCOLA NO SÉCULO XIX: OS CASTIGOS CORPORAIS E AS DIFERENTES VISÕES SOBRE A EDUCAÇÃO

por Ana Beatriz Lamego Viana (graduanda em História – UFRJ) O primeiro uso de castigos físicos como uma forma de educar e disciplinar no Brasil ocorreram com a chegada das missões jesuíticas. Os colégios da Companhia de Jesus institucionalizam os castigos físicos como uma última alternativa educativa para serem utilizados quando as palavras falhavam. Vistos […]

A ESCOLA NO SÉCULO XIX: O MÉTODO LANCASTERIANO

por Ana Beatriz Lamego Viana (graduanda em História – UFRJ) Desenvolvido na Inglaterra, o Método Lancasteriano (ou método de ensino mútuo) foi pensado como uma alternativa pedagógica moderna para dinamizar e baratear o processo de aprendizagem. Foi concebido para substituir o método individual (cada aluno era atendido individualmente por turnos, enquanto o restante da turma […]

Castigos escolares do século XIX – Um espelho da sociedade oitocentista

Por Gabriel Mariano Alvarez (Graduando em História pela UFRJ) Castigos escolares do século XIX estão intrinsecamente ligados tanto ao ato de  punir o aluno, com objetivo de educar, como a reafirmação hierárquica de poder dos  professores, inspetores e diretores escolares. Ademais vale salientar que em uma  sociedade pautada e criada a base da força e […]

Indicaê – Casa do Pequeno Jornaleiro

Por Livia de Fátima Conceição (mestranda em educação PPGE/UFRJ) Obrigada por ter acompanhado mais uma série de postagens por aqui. Por fim, compartilho minha monografia de graduação em Pedagogia na UFRJ, fruto do trabalho de pesquisa com esse projeto de extensão. Nela apresento a trajetória da assistência à infância e a criação da Fundação Darcy […]

Quem eram os pequenos jornaleiros?

Por Livia de Fátima Conceição (mestranda em educação PPGE/UFRJ) Você já conhece a história da Casa, mas deve estar se perguntando: por que criar uma instituição para crianças jornaleiras? Quem eram eles? Bem, vamos começar de onde eles surgiram… A figura dos meninos jornaleiros remonta ao ano de 1875, quando o jornalista Ferreira de Araújo, […]

Tudo é Rio

por Laura Viana (Graduanda em pedagogia pela FE/UFRJ) O livro “Tudo é Rio”, da autora Carla Madeira, foi lançado em 2014 e se tornou um fenômeno literário nacional. A história acompanha a trajetória do casal Dalva e Venâncio, um casal do interior brasileiro que sofre de uma tragédia e de Lucy, a prostituta mais depravada […]

Fechando o baú: “Nossa eu não sabia que minha escola tinha tanta história”

Giselle Soares Gomes (Graduanda em pedagogia pela FE/UFRJ) Chegamos ao final do nosso baú, que trouxe muita história desse Instituto não é mesmo? Vimos um pouco do surgimento da escola, seu papel político, um pouco do Magistério, o uniforme, as lembranças afetivas de ex alunos, a visão da gestora, muito conteúdo rico para se pensar […]

IESK 63 anos, eu fiz parte dessa história: Narrativas de diretores, alunos e ex-alunos da instituição.

Giselle Soares Gomes (graduanda em pedagogia pela FE UFRJ) entrevista Deyse Cardoso atual diretora do Instituto de Educação Sarah Kubitschek e ex aluna. Esse é um dos posts mais especiais da nossa longa história sobre o Instituto de Educação Sarah Kubitschek. Nesta semana na seção entrevistas, teremos a convidada Deyse Cardoso, atual diretora do Instituto.  […]

IESK 63 anos, eu fiz parte dessa história: Narrativas de diretores, alunos e ex-alunos da instituição.

Giselle Soares Gomes (graduanda em pedagogia pela FE/UFRJ) Estamos chegando ao final da nossa série de posts sobre o Instituto de Educação Sarah Kubitschek. E é muita história né? Afinal, são 63 anos, formando profissionais de educação e cidadãos.  Como nosso penúltimo post,  convidei alunos que estudaram em épocas diferentes no Instituto e que vão […]

Inauguração da Casa do Pequeno Jornaleiro

Por Livia de Fátima Conceição (mestranda em educação PPGE/UFRJ) *Nação Brasileira, 1940, Edição 206 A Fundação Darcy Vargas foi inaugurada em 1938 como forma de amparar a infância e juventude pobre e desvalida do Rio de Janeiro. A década de 30 foi um período conturbado na história nacional e mundial, tanto política quanto social e […]

O caso da viúva 

Por Rayssa Lima, Graduanda do Curso de História da UFRJ No Brasil colonial, a educação estava centrada em um ambiente privado e elitizado, a instrução escolar era inacessível à maioria da população da colônia. Para os homens pardos, essa instrução era ainda mais limitada pelas próprias autoridades locais. O caso da viúva exposto no livro […]

INDICAÊ: Parque Industrial: romance proletário (1933)

por Laura Viana (Graduanda em pedagogia pela FE/UFRJ) Patrícia Galvão foi uma revolucionária nascida em São Paulo. Em sua trajetória foi escritora, cartunista, jornalista e poetisa, utilizando de diversos meios de comunicação e arte para expressar sua visão política e revolucionária. Em 1933, Pagu escreve o livro “Parque Industrial: romance proletário” com a intenção de […]