Esta página publica informações sobre as relações entre a expansão escolar e as mudanças ocorridas na cidade do Rio de Janeiro, procurando demonstrar os processos por meio dos quais a cidade e suas instituições educacionais foram tomando a forma que apresentam hoje. Conheça e reflita sobre as desigualdades e as particularidades desse processo para melhor entender a sua posição na cidade e no sistema educacional de hoje.
O caso da viúva
Por Rayssa Lima, Graduanda do Curso de História da UFRJ No Brasil colonial, a educação estava centrada em um ambiente privado e elitizado, a instrução escolar era inacessível à maioria…
História da Rede FAETEC
Por Cristal de Macedo (Graduanda de licenciatura em História/UFRJ) Criada em 1997, a Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) é uma rede que, junto à Secretaria de Estado de…
Bibliotecas no Brasil colônia
Por: Rayssa Lima (Graduanda do Curso de História da UFRJ) A circulação de livros no Brasil colônia foi escassa, os primeiros registros de livros chegaram na América Portuguesa com os…
Instrução no Brasil Colônia
Por: Rayssa Lima (Graduanda do Curso de História da UFRJ) No Brasil colonial, a Companhia de Jesus foi a principal agente de educação, possuindo várias escolas voltadas para a instrução…
Uniforme das normalistas : tradição x sexualização (parte 2)
Por Giselle Soares Gomes (Graduanda em pedagogia pela FE/UFRJ) Continuando a temática do post passado, iremos focar agora na problemática da sexualização desses uniformes. Durante a coleta de dados para…
Uniforme das normalistas: tradição x sexualização
Por Giselle Soares Gomes – (Graduanda do curso de pedagogia – FE/ UFRJ) Fonte da imagem: Jornal – O Globo. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/conservadorismo-bancada-evangelica-freiam-igualdade-de-generos-diz-governo-15539562 O tema acerca do uniforme das normalistas…
Profissão docente: lugar apenas de mulheres?
Giselle Soares Gomes (Graduanda em pedagogia pela FE/ UFRJ) Hoje, vamos iniciar o nosso post de maneira diferente. Geralmente eu deixo desafios nos finais das postagens para a reflexão. Mas…
Entre descontinuidades e permanências de projetos pedagógicos
Por Jéssica Azevedo e Scarlet Rocha (Graduandas IH/UFRJ) Após a construção dos CIEPs, os governos seguintes ao de Leonel Brizola não viabilizaram a manutenção do projeto e não valorizaram aquele…
Animação Cultural nos CIEPs
Por Jéssica Azevedo e Scarlet Rocha (Graduandas História/UFRJ) O trabalho da Animação Cultural se mostra muito importante quando pensamos na intenção dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs). Esse novo…
O Projeto dos Centros Integrados de Educação Pública – RJ (anos 1980-1990)
Por Jéssica Azevedo e Scarlet Rocha (Graduandas História/UFRJ) No ano em que comeoramos o centenário do nascimento de Darcy Ribeiro, vamos rememorar o Programa Especial de Educação e as escolas…