Mês: abril 2023

A Escola Municipal Chile

Por Ana Clara Evangelista (Graduanda em Pedagogia – UFRJ) Iniciaremos aqui uma série de posts sobre a Escola Municipal Chile, localizada no bairro de Olaria, Rio de Janeiro.Gostaria, em primeiro lugar, de dizer que estudei nessa escola e foi uma experiência muito marcante, aprendi coisas incríveis que, certamente, compartilharei com vocês nos próximos posts. Mas, […]

Indicaê – “Brechas no Monólito Educacional”

Profa. Dra. Libânia Xavier (Faculdade de Educação; Proedes/FE-UFRJ) O Indicaê de hoje sugere a leitura do livro intitulado “Brechas no Monólito Educacional: Classes Secundárias Experimentais e inovação do ensino nos anos 195-1960”. A abertura de classes experimentais no ensino secundário foi autorizada pelo Ministério da Educação, à época e se disseminou em vários educandários, sobretudo […]

A história de São Pedro da Aldeia e o C. E. Dr. Feliciano Sodré

por Ana Carolina Amin (Graduanda em História, IH/UFRJ) Hoje vamos contar um pouco mais sobre a história de São Pedro da Aldeia, cidade em que se localiza o Colégio Estadual Dr. Feliciano Sodré, pois algo que percebemos durante a pesquisa é que as histórias dessas escolas e desses colégio carregam consigo os aspectos da cidade […]

processo de pesquisa sobre o Colégio Ignácio Azevedo do Amaral

Por Maria Guilhermina (graduanda História/UFRJ) O processo de pesquisa sobre o Colégio Ignácio Azevedo do Amaral começou na hemeroteca da Biblioteca Nacional, em que pude acessar de maneira remota a partir da disponibilização de acervo pelo site da Biblioteca Nacional. A forma de pesquisa na hemeroteca é muito simples, já que se pode escolher o […]

CAp-UFRJ: o primeiro Colégio de Aplicação do Brasil

Por Jéssica Azevedo (graduanda História/UFRJ) e Isabel Machado (estudante CAp-UFRJ) No segundo post dessa série, abordaremos um pouco da história do CAp-UFRJ: sua criação, localização, segmento de ensino atendido e formação de professores. Os Colégios de Aplicação dialogam com o movimento da Escola Nova, que buscava a renovação educacional brasileira, e foram criados através do […]

INDICAÊ – Meninos de Rua: a infância excluída no Brasil

Por Fernanda Monteiro (Graduanda História/UFRJ) Lançado em 2011, em Meninos de Rua: a infância excluída no Brasil, Ligia Costa Leite analisa o que apontou ser “um dos mitos brasileiros”(p. 5): a presença de jovens e crianças nas ruas. Para tanto, a autora divide seu livro em três partes: “PROJETO DE NAÇÃO: 500 ANOS DEPOIS”; “CENÁRIOS […]

Os caminhos da pesquisa na E.E Profa Cordélia Paiva

Por Scarlet Rocha (graduanda História/UFRJ) e Fabiane Silva (graduanda Pedagogia/UFRJ) Na série de postagens a seguir iremos abordar os caminhos da pesquisa vinculada ao Projeto de Pesquisa e Extensão Sua Escola Tem História. O projeto busca refletir sobre os processos ocorridos nas escolas do Estado do Rio de Janeiro e divulgar os conhecimentos adquiridos nesse […]

O Colégio Estadual Dr. Feliciano Sodré

por Ana Carolina Amin (Graduanda em História, IH/UFRJ) O post de hoje segue com aquela série de postagens sobre o nosso projeto de pesquisa Sua Escola Tem História, mas com o foco no Colégio Estadual Dr. Feliciano Sodré, localizado na Baixada Litorânea do Rio de Janeiro, em São Pedro da Aldeia. Esse colégio fica no […]

INDICAÊ – Educação patrimonial no campo de Santana: história, memória e diversão

Por Fernanda Monteiro (Graduanda História/UFRJ) Escrito por Lenna Carolina da Silva Solé Vernin, o livro EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO CAMPO DE SANTANA HISTÓRIA, MEMÓRIA E DIVERSÃO, lançado em 2021, é fruto da dissertação de mestrado da historiadora. Em 2018, ano em que concluiu o mestrado em Ensino de História no PPGEH – UFRJ, a pesquisa feita […]

O Colégio Ignácio Azevedo do Amaral

Por Maria Guilhermina (graduanda História/UFRJ) O Colégio Ignácio Azevedo do Amaral, localizado atualmente no Jardim Botânico, foi fundado no ano de 1958 pelo prefeito Negrão de Lima, com uma série de inaugurações de outras escolas, mas foi somente instalado no ano de 1959. A história da localização dessa escola normal se confunde com a sua […]

Sua Escola Tem História: Classes Secundárias Experimentais e protagonismo estudantil no CAp-UFRJ

Por Jéssica Azevedo (graduanda História/UFRJ) e Isabel Machado (estudante CAp-UFRJ) Nessa nova sequência de posts iremos apresentar o projeto As Classes Experimentais, o Ensino de História e a formação de professores no Colégio de Aplicação da UFRJ, contando sobre o nosso processo de pesquisa, o Arquivo do CAp no PROEDES/UFRJ, os documentos analisados e as […]

INDICAÊ – Os Meninos da Rua Paulo

Por Fernanda Monteiro (Graduanda História/UFRJ) Publicado pela primeira vez em 1907, Os Meninos da Rua Paulo é um romance húngaro escrito por Ferenc Molnár. A narrativa se passa em uma região de Budapeste que sofria transformações urbanísticas, mas mais especificamente em um terreno baldio na Rua Paulo. Neste espaço, um grupo de amigos que estudavam […]