INDICAÊ – Educação patrimonial no campo de Santana: história, memória e diversão
Por Fernanda Monteiro (Graduanda História/UFRJ)
Escrito por Lenna Carolina da Silva Solé Vernin, o livro EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO CAMPO DE SANTANA HISTÓRIA, MEMÓRIA E DIVERSÃO, lançado em 2021, é fruto da dissertação de mestrado da historiadora. Em 2018, ano em que concluiu o mestrado em Ensino de História no PPGEH – UFRJ, a pesquisa feita por Lenna Vernin ganhou o primeiro lugar no Concurso “Histórias do Rio”, promovido pelo IHGRJ na categoria Pós- Graduação.
Como os títulos da dissertação e do livro já indicam, a autora abordou em ambas as produções a potencialidade da Praça da República, mais conhecido como Campo de Santana, enquanto espaço que pode ser usado como um exemplo prático de disputa de memórias e da importância da História Local na construção de sentido dos sujeitos escolares acerca dos processos históricos.
Tratando mais especificamente do livro, Vernin divide-o em três capítulos: o primeiro, “CAMPO DE HISTÓRIAS”, consiste em uma apresentação histórica sobre o surgimento do Campo de Santana e as transformações arquitetônicas e espaciais que ele sofreu desde o período colonial até o republicano; o segundo, “TRANSFORMANDO TODA ESSA HISTÓRIA EM AÇÃO”, é dedicado à narração da idealização, implementação e avaliação do projeto pedagógico desenvolvido pela professora de História; e no último capítulo, “BATALHA PELA MEMÓRIA”, é avaliado a configuração das disputas feitas por uma memória hegemônica sobre o espaço do campo. Por fim, o livro é concluído com ponderações da autora acerca das conquistas alcançadas por sua pesquisa e reflexões sobre o que ainda pode ser estudado e respondido.
Assim, concluímos esta pequena resenha recomendando a leitura do livro escrito por Lenna Vernin. Se você é professor de História, se interessa por temas como Educação Patrimonial ou apenas deseja conhecer um pouco mais sobre o Campo de Santana.