Indicaê – Casa do Pequeno Jornaleiro

Por Livia de Fátima Conceição (mestranda em educação PPGE/UFRJ)

Obrigada por ter acompanhado mais uma série de postagens por aqui. Por fim, compartilho minha monografia de graduação em Pedagogia na UFRJ, fruto do trabalho de pesquisa com esse projeto de extensão. Nela apresento a trajetória da assistência à infância e a criação da Fundação Darcy Vargas – Casa do Pequeno Jornaleiro e como está na atualidade. Esse trabalho teve como objetivo compreender a construção do assistencialismo e da educação na Casa e os interesses imersos na escolha do público alvo, os pequenos jornaleiros. Somado a isso, a pesquisa se desdobrou em questões como o papel feminino de Darcy na política e na assistência, a imprensa e o governo e as políticas públicas relacionadas à infância. 

CONCEIÇÃO, Livia de Fátima. Educação e assistência à infância na cidade do Rio de Janeiro nos séculos  XX e XXI: rupturas e permanências na Fundação Darcy Vargas. Rio de Janeiro, 2023. Monografia (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/19656/1/LConcei%C3%A7%C3%A3o.pdf Acesso em: 09 mar. 2023

Além disso, quero indicar alguns conteúdos para você saber mais sobre a Fundação, a Darcy Vargas e os pequenos jornaleiros. 

Para conhecer um pouco mais sobre a vida e obra de Darcy Vargas indicamos a tese de doutorado que se tornou o livro “Mulher e política” de Simili. Além disso, temos um pouco sobre sua relação com a infância e os pequenos jornaleiros:

SIMILI, Ivana Guilherme. Mulher e política: A trajetória da primeira-dama Darcy Vargas (1930-1945). 1 ed. São Paulo. Editora UNESP, 2008. 

Para compreender o papel dos jornaleiros na sociedade indico esse artigo de Chagas e outros materiais do mesmo autor.:

CHAGAS, Viktor. O jornaleiro como objeto: o processo da institucionalização da atividade de distribuição da imprensa e as bancas de jornais como rede cultural e vetor de memória. In: XV Encontro Regional de História da ANPUH-RIO, 2012, Rio de Janeiro. Anais […], Rio de Janeiro, 2012. p. 2-8. Disponível em: http://www.encontro2012.rj.anpuh.org/resources/anais/15/1338092811_ARQUIVO_ANPUH-2012-viktor.pdf Acesso em: 21 fev. 2023.

Para conhecer um pouco da política da Era Vargas e a infância:

RIZZINI, Irma. Meninos desvalidos e menores transviados: a trajetória da assistência pública até Vargas. In: RIZZINI, I.; PILOTTI, F. (orgs.). a arte de governar crianças: A história de políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2011.