Olhares e vivências no CIEP 146 – Professor Cordelino Teixeira Paulo – S. Pedro da Aldeia

Rafaela Pereira da Rocha Calixto (aluna da FE-UFRJ) entrevista a Professora Isabela Pereira Lopes

Sua imaginação já despertava desde a infância a criação de histórias e poemas – esticados entre o mar e o mato, e algumas peraltices. Ganhou diversos concursos culturais e literários da escola, de revistas, de rádios e de jornais na adolescência. Desde então vem escrevendo, sem deixar que a emoção da linguagem, descobertas na infância, saiam de sua vida. Formou-se em Letras Português/Alemão pela UERJ. É pós-graduanda em Literatura Infantil e Juvenil, pela Universidade Candido Mendes-RJ. T

Trabalha como professora de Língua Portuguesa e Literatura na SEEDUC-RJ. Seu IG @isaencantada traz postagens literárias e curiosidades sobre sua poética. Tem o canal Isa Encantada no Youtube que tem como assunto a importância da literatura para a infância e a juventude em forma de bate-papo com professores, escritores, entre outros convidados. Desenvolve projetos literários diversos nas escolas, buscando promover uma educação literária por meio do prazer pelo texto e o diálogo com outras disciplinas.

Como você conheceu a história da escola CIEP 146 – Professor Cordelino Teixeira Paulo?

A primeira escola em que eu fui trabalhar como professora de alemão foi o Ciep 146, que leva o nome do educador, em São Pedro da Aldeia, no litoral norte do estado do Rio de Janeiro.  Conheci sua biografia e importância para a Educação da cidade por meio de um projeto desenvolvido pela equipe pedagógica da escola.

Qual a importância de Cordelino Teixeira para comunidade escolar?

Cordelino Teixeira Paulo foi um estudante aldeense portador de deficiência visual que transpôs limites para conseguir se alfabetizar e continuar seus estudos. Ele tinha como desejo tornar-se professor. E o fez, trilhando uma trajetória na Educação local com a marca da competência, sensibilidade literária, representatividade, inclusão e superação de limites. Atuou gratuitamente como professor de reforço escolar, foi um dos fundadores do Colégio Cenecista Almirante Barroso. Na década de 60, foi nomeado professor estadual  e designado para o Ginásio Estadual de Cabo Frio. Além de educador, Cordelino foi escritor e poeta, deixando-nos o livro “Os cegos e a sociedade”, escrito em 1944, um caderno de poesias intitulado        ” Minha Escada de Luz” e diversos hinos sacros. É autor dos hinos do município de São Pedro da Aldeia e do Colégio Estadual Dr. Feliciano Sodré. Era também um grande orador que participava de todos os importantes eventos sociais e políticos da sua terra querida. No ano da criação da Academia Cabofriense de Letras, em 24 de julho de 1976, Cordelino foi convidado a membro e ocupou a cadeira número 2. Como reconhecimento ao trabalho de uma vida em prol da Educação, o CIEP 146, o Centro de Estudos para Jovens e Adultos (CEJA) e a Biblioteca Municipal, situados em São Pedro da Aldeia, receberam o seu nome. Em Cabo Frio, o ex prefeito José Bonifácio prestou-lhe também uma homenagem dando o seu nome à biblioteca da Escola Municipal Edison Duarte, e o ex governador Chagas Freitas, atendendo o pedido de professores, deu o seu nome ao Colégio Estadual de Cabo Frio, situado na reserva do Peró. Como mais um reconhecimento aos serviços prestados à cidade de São Pedro da Aldeia, o ex-prefeito Fausto Jotta designou de Rua Professor Cordelino Teixeira Paulo o logradouro urbano pelo qual passava o mestre nos seus deslocamentos diários.

Como a história da escola é trabalhada com os alunos?

A escola trabalha sua história alinhada aos eventos literários que sua biblioteca promove, às palestras que falam de inclusão, e também ao mês de outubro, quando dedicam o projeto ao dia 15, dia do mestre. São feitas atividades de exibição de documentários e filmes, leitura e produção de poemas, visitas guiadas aos outros espaços que também levam o nome do professor, como é o caso da biblioteca municipal de São Pedro da Aldeia que geralmente produz, na mesma época, eventos em homenagem a Cordelino.

Professor Cordelino Teixeira

Nasci sem enxergar, em meio à treva densa,
Minha infância passei, e na escuridão cresci
Confortou-me, porém, inabalável crença,
E, com perseverança estudei e progredi.
Oh! Desígnio de Deus. Que ensinamento encerra
Eu, sempre caminhando em plena escuridão
Entre os que podem ver as coisas desta terra
Modestamente espalho as luzes da instrução.

Prof. Cordelino Teixeira