MEMÓRIAS DE MEU ESTÁGIO NO PROGRAMA DE ESTUDOS E DOCUMENTAÇÃO EDUCAÇÃO E SOCIEDADE (PROEDES – UFRJ)

//MEMÓRIAS DE MEU ESTÁGIO NO PROGRAMA DE ESTUDOS E DOCUMENTAÇÃO EDUCAÇÃO E SOCIEDADE (PROEDES – UFRJ)

MEMÓRIAS DE MEU ESTÁGIO NO PROGRAMA DE ESTUDOS E DOCUMENTAÇÃO EDUCAÇÃO E SOCIEDADE (PROEDES – UFRJ)

Por: Fernanda Anversi Uchoa (graduanda do Curso de Pedagogia da UFRJ)

Minha história com o PROEDES se iniciou em 2018, logo ao ingressar na Universidade, e foi através dele que pude ter a experiência de grandes trocas e a absorção de ricas informações.
Ao iniciar no mundo da pesquisa, comecei como voluntária no acervo do professor Rubim Santos Leão Aquino, sob a coordenação da professora Libânia Xavier, em seguida, participei de um levantamento  de Periódicos Educacionais do Rio de Janeiro, coordenado pela professora Ana Lúcia Fernandes. Em ambas as linhas de Pesquisa, pude absorver muito aprendizados sobre a pesquisa com fontes em história da educação, inclusive adquirindo noções básicas de arquivologia com a técnica Michele Almeida. Minha passagem pelo Proedes complementou a minha formação como pedagoga, assim como demonstrou a importância do trabalho extensionista no âmbito da formação universitária. E sem contar os mais diversos aprendizados através do trabalho com arquivos, com pessoas de diferentes formações e que desempenham diferentes funções, construindo assim uma maior e mais diversificada rede de sociabilidade e de conhecimento. 

Ali, eu encontrei uma imensa riqueza de acervos, que trouxeram um conhecimento maior e mais aprofundado a respeito da educação brasileira.

By | 2021-07-30T17:12:41-03:00 julho 30th, 2021|Uncategorized|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment