Professor Rubin Santos Leão de Aquino
Por Mariana Correa e Mariana Vieira – graduandas do Curso de Pedagogia da UFRJ
Aquino foi um professor de história de quem muitos ex alunos se lembram com carinho.
Formado em História pela antiga Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, em 1958, professor Aquino atuou no ensino básico e superior. Lecionou em cursinhos e escolas particulares da Zona Sul do Rio de Janeiro. Sua trajetória profissional, ele destacou a relevância política do ensino de História, bem como a luta por justiça social e pela democracia, o que implicou a Ditadura Militar no Brasil.
Junto com outros professores, Aquino publicou livros didáticos que trouxeram uma abordagem da História social, focada nos movimentos populares. Publicou livros para o grande público que percorriam temas populares, como futebol e samba, como se pode ver na foto.
O Arquivo do Professor Aquino
Durante a sua trajetória profissional, o Professor Aquino compôs um acervo com diversos tipos de documentos, tanto para a construção do seu saber como para a construção de suas aulas e para outras diversas funções. Em 2017, 322 documentos foram doados pela família do Professor ao laboratório do PROEDES/FE, sendo eles, documentos textuais, iconográficos, cartográficos e bibliográficos.
Preservar as memórias de professores, especialmente, mantê-las viva por meio da valorização e conservação de seu acervo se faz necessário para a reflexão não só da prática docente, mas também para melhor conhecermos os processos de produção dos conhecimentos docentes, em geral, e do ensino de história, em particular. A partir dos livros e documentos guardados em seu Arquivo, vemos a construção de uma trajetória docente peculiar, na qual cada item nos conta um pouco sobre como o seu detentor se moldou enquanto professor e militante.