Afinal, quem foi Sarah Kubitschek?
Por Giselle Soares Gomes (Graduanda em pedagogia FE/UFRJ)
Afinal quem foi Sarah Kubitschek? Por que seu nome foi dado a um instituto de educação? Bem no início desta pesquisa me propus a pensar sobre isso, o que leva uma escola ter determinado nome? Afinal, o nome traz toda uma questão identitária.
Sarah Luiza Gomes de Lemos (1908-1996) , ou simplesmente Sarah Kubitschek, nome pelo qual ficou conhecida, após seu casamento com Juscelino Kubitschek (JK).
Sarah, mulher influente no período em que viveu, fundou a associação das pioneiras sociais, creches e os hospitais Júlia Kubitscheck e Sarah Kubitschek em Belo Horizonte, sua cidade natal, que são referências na área médica.
É interessante dizer, que durante o tempo de pesquisa para a construção desse post não foi possível achar muitos dados sobre a vida de Sarah antes dela se tornar “primeira dama” em razão de seu casamento com o Presidente JK . As biografias relacionadas a ela, vem sempre ligadas ao nome de Juscelino com quem se casou no ano de 1931.
Mas você deve estar se perguntando: Ué Giselle, você disse um pouco sobre quem foi ela. Mas não respondeu uma pergunta: Por qual motivo o Instituto teve esse nome?
Calma, eu não me esqueci desse detalhe. Vamos então aos fatos, depois dessa breve introdução. Nos anos de 1950, o Brasil passava por uma era intitulada 50 anos em 5. Era presidida pelo então Presidente da República, Juscelino Kubitschek (1956-1961). Ele tinha o intuito de modernizar a cidade, investindo no desenvolvimento dos transportes e da energia. Foi então que, com a criação do Instituto de formação de professores, Miécimo da Silva, o então vereador optou por homenagear Sarah Kubitschek, afinal queria que aquela escola recém inaugurada levasse um sobrenome, símbolo de inovação. O instituto então passou a se chamar Sarah Kubitschek e contou, em sua inauguração, com a presença de Juscelino e sua esposa. Já são 3 posts, e dá para perceber que vem muita história por aí né? Vamos fazer um combinado? No final de cada post eu irei deixar desafios para vocês leitores. O primeiro deles será um exercício de memória: Você sabe o porquê do nome da escola que mais te marcou? Já parou para se perguntar sobre isso? Enquanto vocês refletem, faço mais um convite: Curta a nossa página e participe compartilhando esse post traçando críticas construtivas, sugestões, reflexões, afinal fazemos isso com sua ajuda. Beijos e até a próxima!