IESK 63 anos, eu fiz parte dessa história: Narrativas de diretores, alunos e ex-alunos da instituição.

Giselle Soares Gomes (graduanda em pedagogia pela FE UFRJ) entrevista Deyse Cardoso atual diretora do Instituto de Educação Sarah Kubitschek e ex aluna.

Esse é um dos posts mais especiais da nossa longa história sobre o Instituto de Educação Sarah Kubitschek. Nesta semana na seção entrevistas, teremos a convidada Deyse Cardoso, atual diretora do Instituto.

1- Fale um pouco da sua trajetória profissional e o tempo que atua na gestão do Instituto de Educação Sarah Kubitschek (IESK)

R: Sou servidora pública da educação desde o ano de 1985, tendo hoje 36 anos de serviço. Ao longo dos anos desempenhei diversas funções,  desde a regência de turmas às funções administrativas. Atuei em diferentes níveis e modalidades. Estou na gestão do Instituto desde o ano de 2007, tendo 15 anos de gestão.

2- Para você quais as características de um bom gestor?

R: Acredito que o bom gestor deve ter como principal característica a capacidade de liderar e, também,  habilidade para ouvir e acolher as diferentes pessoas e situações.

3 -Durante o seu tempo de atuação,  qual o maior desafio enquanto gestora do Instituto de Educação Sarah Kubitschek?

R:Meu maior desafio é sempre trabalhar para construir o consenso em um coletivo composto por mais de duas mil pessoas, entre profissionais e alunos que dividem e compartilham o mesmo espaço físico e, teoricamente, os mesmos objetivos.

4- Como você vê o magistério nos dias atuais?

R:A história da educação nos mostra o quanto o magistério veio sendo depreciado ao longo dos tempos e isso se reflete, na atualidade, no desinteresse pelas carreiras do Magistério. Infelizmente os jovens não veem no magistério o caminho para uma vida onde as necessidades básicas sejam garantidas.

5- Qual a sua melhor lembrança, algo específico que lhe marcou enquanto gestora.

A minha melhor lembrança é reportar-me aos anos de 1979 a 1981, quando estive aqui na condição de aluna da Instituição. Retornar ao Instituto de Educação Sarah Kubitscheck como gestora me proporciona a oportunidade de oferecer aos futuros professores as melhores condições para que, assim como eu, eles construam um caminho profissional dedicado à educação.