Indicaê – Ensinando a transgredir

Por Laura Viana (Pedagogia/UFRJ)

No último dia 15 de outubro se celebrou o dia dos professores. No dia seguinte o patrono da educação brasileira, Paulo Freire, foi desmerecido em uma rede televisiva. Pensando no quadro da educação nacional, o Indicaê apresenta um livro em homenagem à luta educacional e a uma das grandes pensadoras da educação: bell hooks!

Em “Ensinando a Transgredir”, bell hooks escreve sobre a prática libertadora da educação e como esse processo precisa da transgressão das fronteiras raciais, sexuais e de classe. Dialogando com Paulo Freire, a autora mergulha em diversas questões presentes em sua prática como educadora e em experiências da sua vida como estudante, ampliando o entendimento da educação libertadora para outras realidades.

Diante das ações tomadas contra o campo da educação, se faz imprescindível pensar sobre o que é educar e quais são os compromissos que o educador deve se comprometer para uma educação libertadora, modificando a educação opressora que atualmente se faz presente nas escolas.

O “Sua Escola tem História” deseja um feliz dia dos professores a todos e nos comprometemos a continuarmos a instigar o pensamento crítico a educação!

Acesso o livro pelo link: https://www.ufrb.edu.br/ppgcom/images/sele%C3%A7%C3%A3o_2020.1/hooks_-_Ensinando_a_transgredir.pdf