INDICAÊ – Para saber mais sobre o Sarah Kubitschek
Giselle Soares Gomes (Graduanda em pedagogia pela FE/UFRJ)
CARDOSO, Luciana Felippe. Somos semeadores: estratégias identitárias na escola Normal Sarah Kubitschek 1963 – 1965. Dissertação de mestrado em educação. Faculdade de Educação.
A dissertação de Luciana Felippe Cardoso, foi uma das fontes mais importantes para a Constituição dos posts. Luciana, ao longo de seu trabalho, aborda desde o nascimento da escola Normal no bairro de Campo Grande até a importância política de uma escola normal nos anos 60. Além disso, cabe destacar a relevância de se procurar mais sobre a história local do bairro da escola estudada.
LIMA, Fábio Souza C. As normalistas chegam ao subúrbio . A escola Normal Carmela Dutra: Da criação à autonomia administrativa (1946 – 1953). Dissertação de mestrado em educação. Faculdade de educação.
A dissertação de Fábio Souza Lima, também foi de grande relevância para a construção dos posts. Apesar de não se pautar no Instituto de Educação estudado, sua dissertação foi de grande valia, pois a partir dela aspectos como a história dos cursos normais e a história por trás dos uniformes das escolas normais são enfatizadas.
LIMA, Fábio Souza. A história por trás do uniforme azul e branco das normalistas do Rio de Janeiro. Revista Aleph, ISBN 18076211. Dezembro de 2018, pp. 167 a 188.
O artigo de Fábio Souza Lima, explica de forma detalhada as esferas que se envolvem para chegar no uniforme atual das normalistas. Fruto de luta, o uniforme das normalistas é um marco identitário para as discentes do Curso Normal.
TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação (online). n.14, pp. 61-88.
O artigo de Leonor Maria, é um texto de grande importância para se pensar o papel do professor e dos curso normal historicamente. Desde o período de sua criação até atualmente, Leonor traz a história de forma simples e explicativa de como essa profissão teve diferentes funções de acordo com o cenário político e econômico do país.
RABELO, Ana O. As influências dos espaço do instituto de Educação Sarah Kubitschek (IESK) na memória das normalistas : entre a tranquilidade e o “feudo”. Revista de humanidades. Publicação do Departamento de História e Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Centro de Ensino Superior do Seridó – Campus de Caicó. V. 05. N. 10, abr./jun. de 2004. – Semestral ISSN ‐1518‐3394
Disponível em www.cerescaico.ufrn.br/mneme
O artigo de Ana Rabelo, dialoga bastante com o trabalho feito ao longo da pesquisa. Observar a história do bairro de Campo Grande e a sua relação com a criação do colégio foi um dos pontos importantes. Cabe destacar que o artigo traz a memória dos sujeitos como objetivo de estudo e pesquisa para pensar história.