O processo de pesquisa sobre as classes experimentais e o protagonismo estudantil no CAp-UFRJ

Por Jéssica Azevedo (graduanda História/UFRJ) e Isabel Machado (estudante CAp-UFRJ)

No terceiro post dessa série, vamos contar sobre o nosso processo de pesquisa para esse projeto. Durante o período investigativo, realizamos um levantamento documental e bibliográfico sobre o CAp-UFRJ. Recorremos ao importante Arquivo do CAp no Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (PROEDES)/UFRJ, na Praia Vermelha, para analisar as edições do jornal estudantil A FORJA e os documentos sobre a implementação das Classes Secundárias Experimentais e as suas características. Em breve escreveremos mais sobre o arquivo e as fontes selecionadas.

No decorrer desse processo, uma das principais atividades que tivemos foi o enriquecimento do nosso conhecimento através da leitura. Assim como a análise de documentos, lemos artigos e livros acadêmicos que foram fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa e selecionamos três deles para compartilhar aqui:

• O livro Intelectuais e Guerreiros: O Colégio de Aplicação da UFRJ de 1948 a 1968, da socióloga Alzira Abreu.
  • O material para a qualificação do projeto da dissertação de mestrado da Fernanda Vieira Gomes, intitulado O Serviço de Orientação Educacional e o Governo dos/as estudantes das Classes Secundárias Experimentais do Colégio de Aplicação da FNFi (1959-1963)
  •  O artigo O movimento internacional da Escola Nova e o Manifesto Educacional de 1932, da Libânia Nacif Xavier;

Eles foram importantes para o estudo das inovações pedagógicas propostas pelo movimento da Escola Nova, da cultura escolar do CAp e das atividades do Serviço de Orientação Educacional (SOE) no colégio.

No próximo post, no dia 17/05, comentaremos sobre os tipos de documentos presentes no Arquivo do CAp no PROEDES/UFRJ.

Foto da capa: ETU/UFRJ. Fonte: https://conexao.ufrj.br/2019/10/vivaufrj-ipub-e-casa-da-ciencia-ficam-na-praia-vermelha/