INDICAÊ – Os Meninos da Rua Paulo

Por Fernanda Monteiro (Graduanda História/UFRJ)

Publicado pela primeira vez em 1907, Os Meninos da Rua Paulo é um romance húngaro escrito por Ferenc Molnár. A narrativa se passa em uma região de Budapeste que sofria transformações urbanísticas, mas mais especificamente em um terreno baldio na Rua Paulo. Neste espaço, um grupo de amigos que estudavam na mesma escola reuniam-se para realizarem diversas atividades: encontros da Sociedade do Betume; votação de eleições; cumprir com “obrigações” militares; e para jogarem péla. Contudo, esses meninos passaram a sofrer com o risco de perderem seu grund para os Camisas-vermelhas – grupo composto por meninos mais velhos e fortes que ocupavam parte de uma ilhota do Jardim Botânico para se reunirem e realizarem suas atividades –, que haviam escolhido o terreno da Rua Paulo como seu novo espaço para jogarem péla.

Então, é iniciada uma disputa pública que chega ao conhecimento dos alunos das escolas de ambos os grupos, tornando-se para alguns uma questão de “honra coletiva”(p. 146). À princípio, parece que o enredo trata de uma simples disputa. No entanto, o romance de Molnár nos apresenta uma série de informações acerca das condutas dos embates militares anteriores à Primeira Guerra Mundial; as consequências das transformações urbanas na vida de crianças e jovens húngaros; e alguns vislumbres das condutas escolares no tempo em que a narrativa é situada.

O enredo nos mostra que tanto o grund da Rua Paulo quanto a ilhota do Jardim Botânico não eram somente um espaço de brincadeiras, mas um local onde adolescentes e crianças faziam proveito de suas liberdades e imaginação, desenvolviam habilidades de organização e estabeleciam laços de amizade e hierarquia. Assim, o romance de Ferenc Molnár traz a seriedade que existe por trás das brincadeiras infantis e juvenis. Sem dúvidas, o leitor deste livro irá rir, lembrar de sua infância, ficará tenso, se alegrará e, quem sabe, irá se emocionar.

Por fim, deixamos aqui o convite para a leitura deste clássico. Certamente, ele servirá tanto para adultos quanto para crianças e jovens. A afirmação de Paulo Rónai, tradutor do livro resenhado, é precisa: “Pois Os Meninos da Rua Paulo é dessas leituras que nos acompanham pela vida fora, livro de aventuras que vale por um estudo de psicologia, livro de memórias em que não se percebe a presença do autor, livro de guerra que nos reconcilia com a humanidade”(p. 12).