Sua Escola Tem História: Classes Secundárias Experimentais e protagonismo estudantil no CAp-UFRJ
Por Jéssica Azevedo (graduanda História/UFRJ) e Isabel Machado (estudante CAp-UFRJ)
Nessa nova sequência de posts iremos apresentar o projeto As Classes Experimentais, o Ensino de História e a formação de professores no Colégio de Aplicação da UFRJ, contando sobre o nosso processo de pesquisa, o Arquivo do CAp no PROEDES/UFRJ, os documentos analisados e as informações que obtivemos sobre a história do Colégio.
Essa pesquisa está articulada ao Projeto de Pesquisa e Extensão Sua Escola Tem História, que estimula jovens estudantes de escolas públicas Fluminenses a entrarem em contato com a cultura e a história de suas escolas, levando ao desenvolvimento de pesquisas e estudos sobre as memórias dos colégios do Rio de Janeiro e também contribuindo para a preservação de patrimônios e documentos escolares.
Nessa série, buscaremos dar atenção especial ao projeto das Classes Secundárias Experimentais (implementadas em 1959) e ao protagonismo estudantil (principalmente por meio de A Forja, o jornal dos discentes do CAp, criado em 1955). Além disso, nos propomos a analisar a trajetória do Ensino de História, a formação de professores em um espaço de experimentação pedagógica e a cultura escolar capiana.
No grupo sobre o CAp, contamos com a supervisão do Fábio Garcez de Carvalho e com a participação das bolsistas Jéssica Azevedo (Iniciação Científica) e Isabel Machado (Jovem Talento). Nossa atuação, até o momento, consiste em realizar a leitura e o debate da produção acadêmica sobre o Colégio e de demais textos que dão suporte teórico e metodológico ao desenvolvimento do projeto; o levantamento e análise de documentos; e a divulgação dos resultados da pesquisa.
No próximo post descreveremos o Colégio de Aplicação, tratando da sua criação, localização, público atendido e formação docente.
fonte da foto: “Forja edição 12/12/1962” Arquivo CAp-UFRJ / Proedes-UFRJ