Processo de pesquisa sobre o Colégio Ignácio Azevedo do Amaral

Por Maria Guilhermina (graduanda História/UFRJ)

O processo de pesquisa sobre o Colégio Ignácio Azevedo do Amaral começou na hemeroteca da Biblioteca Nacional, em que pude acessar de maneira remota a partir da disponibilização de acervo pelo site da Biblioteca Nacional. A forma de pesquisa na hemeroteca é muito simples, já que se pode escolher o período que se visa a acessar, juntamente com o local e até mesmo em que periódico específico se queira pesquisar. Além disso, a busca diretamente pelo nome que se quer é de grande ajuda. Com esses documentos foi possível fazer uma tabela cronológica nos periódicos, aqueles disponibilizados pela Biblioteca Nacional, sobre o CEIAA em que se somam mais de 65 referências.

O fato do CEIAA ser uma escola de grande renome na cidade do Rio de Janeiro, e a primeira Escola Normal da zona sul, fez com que seus arquivos e suas notícias fossem de mais fácil acesso. Sendo assim, o site do Arquivo Nacional foi de grande importância, juntamente com o projeto Memórias Reveladas, alimentado fortemente pela Comissão da Verdade, já que, através deles, foi-se possível encontrar documentos sobre censuras ao grupo de teatro do CEIAA.

Além disso, em visita à escola pode-se perceber uma abundância de placas comemorativas, o busto do Ignácio Azevedo do Amaral e um arquivo geral da escola que não pude, todavia, olhar.