Indicaê – “Brechas no Monólito Educacional”
Profa. Dra. Libânia Xavier (Faculdade de Educação; Proedes/FE-UFRJ)
O Indicaê de hoje sugere a leitura do livro intitulado “Brechas no Monólito Educacional: Classes Secundárias Experimentais e inovação do ensino nos anos 195-1960”. A abertura de classes experimentais no ensino secundário foi autorizada pelo Ministério da Educação, à época e se disseminou em vários educandários, sobretudo em Colégios Católicos e em Colégios de Aplicação das Universidades públicas. Estas experiencias pedagógicas nos apresentam um contraponto esclarecedor em meio ao desconforto causado pela atual Reforma do Ensino Médio, com seu currículo empobrecido e um itinerário escolar carregado de ambiguidades. Como pontua Norberto Dalabrida, organizador do livro, a reflexão histórica sobre as classes secundárias experimentais lança luz sobre os atuais anos finais do ensino fundamental e o ensino médio, demonstrando ser possível torná-los mais eficazes e democráticos.