A Escola Municipal Chile
Por Ana Clara Evangelista (Graduanda em Pedagogia – UFRJ)
Iniciaremos aqui uma série de posts sobre a Escola Municipal Chile, localizada no bairro de Olaria, Rio de Janeiro.
Gostaria, em primeiro lugar, de dizer que estudei nessa escola e foi uma experiência muito marcante, aprendi coisas incríveis que, certamente, compartilharei com vocês nos próximos posts. Mas, antes, quero contar um pouco da história dessa escola e a mudança que aconteceu desde sua fundação até os dias atuais.
Idealizada por Anísio Teixeira e construída na década de 30, a Escola Municipal Chile recebeu este nome pois, nesta época, o nacionalismo era uma ideia influenciadora no país, atingindo também a política educacional. Assim, após a Revolução de 1930, Anísio Teixeira deu nome às escolas inauguradas a partir das expressões das lutas políticas que aconteceram, demonstrando como a questão nacional foi relevante desde os anos 20.
Além disso, a Escola Municipal Chile carrega, dentro de sua estrutura, obras de autores relevantes para a nossa cultura, como Georgina de Albuquerque e Emiliano Di Cavalcanti, o que reafirma a importância à arte que Anísio deu para seus projetos enquanto idealizador de escolas.
O currículo da Escola Municipal Chile carregava os principais objetivos de Anísio, que era trazer mais cultura, laicidade, mostrar a educação individualizada, isto é, reformular a ideia da padronização escolar e, principalmente, incentivar os educadores a acreditarem que a educação pode formar uma sociedade democrática.