Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO) e Instituto de Educação Sarah Kubitschek no mesmo campus.
Giselle Soares Gomes (Graduanda em pedagogia pela FE/UFRJ)
Recentemente, a Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO) ganhou um novo Polo próprio em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Desde a sua origem no ano de 2005 a universidade dividia espaço com o campus do Instituto de Educação Sarah Kubitschek.
Durante a seleção dos temas em torno do instituto, achei importante trazer a história da UEZO, que é uma universidade de grande relevância e que poucas pessoas conhecem a história. Gostaria de convidá-los a passear comigo, por esse grande marco que é uma universidade pública na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
A UEZO nasceu a partir do decreto de número 37100/05 que determina que a Universidade estará ligada à Fundação de apoio à escola técnica do Rio de Janeiro (FAETEC). Em 2009, ocorreu a emancipação da universidade que agora já não estava mais vinculada a FAETEC pela lei estadual de número 5380/09.
A importância política de se ter uma universidade pública na Zona Oeste do Rio de Janeiro foi enorme. Afinal, agora estudantes daquela região teria acesso aos cursos ligados às áreas de saúde, engenharias, e ciências da computação.
Com a Lei de número 9.602/22 a UEZO passa ser parte da UERJ, isso significa ampliação de direitos estudantis, ampliação do quadro de vagas e emancipação de campus, tendo uma sede própria depois de 17 anos da criação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
E aí você conhecia a história dessa universidade? Conta pra gente nos comentários. Curtam, compartilhem e nos deem sugestões, pois fazemos isso com vocês! Um beijo e até a próxima.