Lembranças afetuosas de escolas de Búzios

///Lembranças afetuosas de escolas de Búzios

Lembranças afetuosas de escolas de Búzios

Vitor Fuchs (FE-UFRJ)

Neste post, nós não falaremos de uma escola em específico, mas sim das que fizeram parte da vida da Letícia Oliveira. Hoje, formada em Pedagogia e mestranda na UFRJ, a ex-estudante de Búzios compartilhou uma série de relatos afetuosos e nostálgicos sobre o que vamos chamar de “escolas praianas”.

“Búzios é uma península, então todas as escolas são cercadas por praias.”

Búzios On Line - Mapa de Búzios

A proximidade com o litoral oferece possibilidades de projetos educacionais únicos. “Por exemplo, algumas escolas desenvolvem projetos de natação diretamente na praia, mas nas escolas em que estudei eu nunca tive. Mesmo assim, eu tenho muitas boas recordações das escolas pelas quais eu passei, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio. 

Como profissional da educação hoje em dia, Letícia pontuou a marca principal que as escolas em que passou fizeram nela. 

Sempre tive prazer em ir para a escola, sempre foi minha referência. Pelas descobertas, pelos amigos, pelo conhecimento também. Eu sempre fui muito falante, então era o lugar que eu tinha para falar. Eu tenho uma boa lembrança da escola, principalmente das escolas que eu passei, que foram as públicas.

Segundo ela, as precariedades físicas das escolas e de oferta de materiais eram compensadas com muito afeto e acolhimento dos profissionais que acompanharam a trajetória escolar dela. Sua primeira escola em Búzios foi a Escola Municipal Maria Rita, que ela guarda com carinho e até hoje mantém contato com a sua professora.

Eu lembro que no meu ensino fundamental 1, eu tinha uma professora que era um amor. A minha mãe trabalhava na escola como merendeira, então a minha família sempre foi muito querida, a ponto de eu ir dormir na casa da professora Eliana. Anos depois a gente se reencontrou pelo face, ela viu que eu virei professora também e ficou super feliz, foi uma coisa muito significativa pra mim.  

By | 2021-05-24T16:31:00-03:00 maio 24th, 2021|lembranças, Memórias|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment