Indicaê – escolas praianas
Por Vitor Fuchs (FE-UFRJ)
A partir das lembranças de uma ex-aluna de escolas públicas do município de Búzios, aproveito para compartilhar a dissertação de mestrado da Márcia da Silva Quaresma, que aborda as escolas praianas no Estado do Rio de Janeiro a partir do ideário republicano dos anos 1950. A leitura desta dissertação nos ajuda a compreender o quanto as escolas são o reflexo social e político do momento. Na década de 1950, no pós-guerra, as políticas internacionais buscavam a modernização das sociedades periféricas. Com isso a criação de escolas na região litorânea do estado do Rio de Janeiro, tinha como objetivo aproximar essas comunidades a um novo projeto de nação, no qual a adaptação do ensino à economia local tinha lugar de destaque. Indicamos a leitura na íntegra, pois com esse artigo, você leitor conseguirá ter novas perspectivas de como se deu a criação de novas escolas em comunidades fora do contexto urbano. E quais foram os projetos educativos, suas metodologias e práticas adotadas para contemplar o projeto dos Governos e envolver os alunos e suas famílias.
As escolas praianas como reflexo do ideário republicano dos anos 1950. Dissertação de Mestrado – Proped-UERJ, 2010. Link para acesso: