Anísio Teixeira: um educador brasileiro

Anísio Teixeira: um educador brasileiro

Por Larissa Santana (graduanda do Curso de Pedagogia – UFRJ)

Anísio Teixeira foi um personagem central na história da educação brasileira. Nascido em 1900 na cidade de Caetité, na Bahia, Anísio difundiu os pressupostos do movimento da Escola Nova. Foi um dos mais destacados signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, , divulgado em 1932. Este Manifesto reuniu 16 intelectuais que o assinaram em defesa do ensino público, gratuito, laico e obrigatório.

Anísio assumiu a educação num período em que o sistema educacional estava em tempos de constituição, a educação gozava de muito pouco reconhecimento social (Saviani, 2007, p. 218). Em 1927 foi aos Estados Unidos, onde conheceu John Dewey, que influenciou bastante o pensamento do educador brasileiro, a ponto de Anísio Teixeira se tornar dinamizador de suas teorias no Brasil.

Ele e seus pares atribuiram grande importância à educação pública e aos professores, na construção de uma escola e, a partir desta, de uma sociedade democrática entre nós.

Quer saber mais sobre Anísio Teixeira e a sua contribuição para a educação brasileira? Sobre a Escola Nova e sobre o legado de Anísio Teixeira? Então continue acompanhando essa nova série de posts sobre o educador brasileiro.

About the Author:

Leave A Comment