Sua Escola Tem História: Narrativas do Instituto Nacional de Educação de Surdos
Por Laura Mattes Lagrange (Pedagogia/FE/UFRJ)
Esta é a primeira publicação do projeto Narrativas do Instituto Nacional de Educação de Surdos, que consistirá em uma sequência de textos – divulgados ao longo das próximas semanas – abordando diferentes histórias ligadas ao Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
Este trabalho está inserido na conjuntura investigativa do projeto de extensão Sua Escola Tem História (SETH) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ). Desde 2020, o projeto investiga e divulga – em site próprio e nas redes sociais – narrativas ligadas às origens e aos desdobramentos de diferentes escolas públicas localizadas no estado do Rio de Janeiro.
Assim, o objetivo da divulgação da pesquisa é compartilhar os impactos que, desde sua fundação em 1857, o INES teve em múltiplas vivências. Assim, a voluntária Laura Mattes Lagrange (Pedagogia/UFRJ) e a extensionista Viviane Beatriz Nunes (Pedagogia/UFRJ) promoveram ampla investigação de documentos e publicações, além de conversarem diretamente com sujeitos ligados ao INES.
Por meio do desenvolvimento das estratégias descritas, que ocorreram sob supervisão da Prof.ª Dr.ª Libânia Nacif Xavier, foi possível concluir que, por seu pioneirismo no contexto brasileiro, o INES é considerado referência no campo da Educação de Surdos. Ainda, foi cenário de diversas conquistas da Comunidade Surda ao longo de seus quase dois séculos. Por isso, acredita-se ser relevante desenvolver novas investigações sobre o INES e seus desdobramentos históricos.
A próxima publicação visa contextualizar o Instituto Nacional de Educação de Surdos, tratando de suas origens, sua localização e seu público.
Fonte da imagem: Capa do livro O INES e a educação de surdos no Brasil (2008), por Solange Maria da Rocha.