Sobre os Professores que tive no colégio-curso

Por Beatriz Sales, aluna da Faculdade de Educação – UFRJ

A maioria dos meus professores era cuidadosa e atenciosa, mas não tinham tanto tempo para atender às necessidades individuais da turma, pois ali tudo era planejado nos mínimos detalhes para que todas as unidades se igualassem, já que eles possuem diversas escolas que formam uma rede. Sendo assim, os conteúdos tinham que ser passados sempre o mais rápido possível, no tempo planejado, o que não abria muito espaço para outras demandas. 

O terceiro ano no referido Curso é exclusivamente preparatório para os vestibulares. No segundo e no último ano eu tinha simulados e provas em todos os fins de semanas (alguns incluindo domingos). As aulas são excessivamente conteudistas e o planejamento extremamente apertado. 

 O que me acalmava eram alguns professores que se preocupavam e, em determinados momentos e se disponibilizaram para nos acalmar, conversar e tentar, de alguma forma, tirar toda aquela pressão do vestibular. Professores que visivelmente lecionavam por amor ao que faziam, não somente para seguir o planejamento e ganharem dinheiro.