Pedagogia da autonomia – Paulo Freire
Por Hugo Caetano (Graduando em História – UNIRIO)
No Indicaê de hoje falaremos sobre o livro Pedagogia da Autonomia do educador, considerado patrono da educação brasileira, Paulo Freire.
No livro, Freire aborda diversos tópicos relacionados à escola e à educação à medida em que a leitura avança. O livro é dividido em 3 capítulos: “Prática docente: primeira reflexão”, “Ensinar não é transferir conhecimento” e “Ensinar é uma especificidade humana” e cada capítulo é desdobrado em nove tópicos que trazem reflexões riquíssimas sobre o tema.
Alguns de seus pontos principais é a fuga do sistema bancário de educação – este em que o professor espelha uma imagem autoritária que visa apenas depositar o conhecimento no aluno – e a promoção da ideia de uma maior participação dos estudantes em sala de aula, seguido pela ideia de promover o pensamento crítico entre eles e não os entender apenas como cofres, mas como indivíduos que possuem sua própria experiência. Além disso, Freire aborda também a ideia de que ensinar vai muito além de, meramente, transferir conhecimento.
O autor defende que, para um bom aprendizado é necessário ao professor entender como cada aluno e cada turma se porta diante do modo de ensino desenvolvido, e se adaptar de forma que haja uma melhor compreensão de todos na sala de aula. Pedagogia da Autonomia é uma leitura indispensável para aqueles que estão cursando Pedagogia ou qualquer outro curso de Licenciatura. Indispensável, também, para todos aqueles que se dedicam à educação e ao ensino.