Apresentação Colégio Estadual Dr. Feliciano Sodré

Por Ana Carolina Amin (História-UFRJ) e Hugo Caetano (História-UNIRIO)

Com essa série de postagens, pretendemos testar a possibilidade de ler o espaço escolar como lugar de práticas que orientam a vida escolar; buscando perceber aspectos da organização da instituição, os valores que permeiam a cultura escolar, as hierarquias, os símbolos que por ali circulam e seus significados.

Nesta linha, encontramos o texto de Agustín Escolano Benito, professor na Universidade de Valladolid, Espanha, chamado de “O espaço escolar como cenário e como representação” (tradução minha). O texto trata justamente sobre as influências que permeiam o espaço escolar há décadas, e como essa cultura escolar também afeta o cotidiano fora das escolas, seja na vida das famílias dos alunos seja na região que contorna esta instituição educativa e socializadora. 

O autor desenvolve as ideias de que a arquitetura (o cenário, como ele chama no título) diz muito sobre as funcionalidades e intenções escolares. Não é à toa que temos alguns posts no site mostrando justamente isso. As estruturas materiais das escolas  (seus prédios e localizações) são marcadas pela história, seja pelo higienismo vigente no século XX, ou pelas novas formas de se pensar o espaço escolar, influenciadas pelo modernismo, tal como se pode ver em boa parte das escolas construídas por Anísio Teixeira, no Rio de Janeiro, no século XX.

É com este arcabouço teórico que vamos olhar mais atentamente para um colégio específico: Colégio Estadual Dr. Feliciano Sodré, localizado em São Pedro da Aldeia. Ele já foi um pouco trabalhado em outros posts anteriormente, mas agora queremos perceber com mais atenção a sua configuração espacial e entender como isso toca na vida das pessoas! Assim, esta nova série de posts é dedicada a esse objetivo. 

vista lateral do prédio da escola (foto: arquivo da autora)