O Prédio principal – CEFS
Por Ana Carolina Amin (História-UFRJ) e Hugo Caetano (História-UNIRIO)
Sabendo um pouco da história do colégio, falta entender os espaços que temos nele hoje em dia e os que um dia existiram. Assim, temos o prédio principal, que possui as primeiras 5 salas da escola, ainda utilizadas hoje em dia, como sala dos professores, um espaço “maker” e salas de aula também.
Dele a escola se expandiu, formando uma espécie de L, no prolongamento de outras salas de aula que dão para um pátio central. Nelas ficam alocados os alunos do Ensino Médio Regular, com capacidade para, em média, 42 alunos no total em cada sala. Nesse corredor (foto 2), além de ter bebedouros (foto 3), estão presentes trabalhos feitos pelos alunos sobre a luta antirracista (foto 4), por exemplo, que sensibilizam quem circula por ali, ao mesmo tempo que vemos através da foto um balde colocado em local estratégico para receber os pingos dprovenientes do ar refrigerado.
Seguindo este caminho até o pátio, entramos em um espaço livre para circulação, onde há a quadra de esportes, local de educação física e a prática de esportes. Tais práticas são cruciais para o equilíbrio físico e comportamental dos alunos. Para além da quadra e do pátio, há o prédio anexo (tema de outro post) que nos leva ao Espaço Gentileza, ao andar da Escola Normal, um cantinho dos estudantes, a biblioteca (foto 5) e o refeitório. Nem sempre este terreno foi assim, antes o pátio com a quadra era apenas mato, mas devido às necessidades de ampliação das vagas, foram feitas modificações.
Conhecendo o prédio que se irradia para outras partes do colégio, no próximo post já entraremos num assunto mais específico que é a parte do refeitório, onde também se tem a secretaria e algumas salas. Fiquem ligados!