A luta pela preservação da memória e do patrimonio da Escola Dr. Alvaro Alberto
Por Caroline Schiavon
A primeira, a pioneira, uma escola a frente de seu tempo, essa era a Escola Regional Meriti. Uma instituição idealizada e implementada por Dona Armanda Álvaro Alberto em 1921 com o nome de Escola Proletária Meriti e posteriormente recebeu o nome de Escola Regional Meriti. Meriti era o nome da estação de trem que hoje conhecemos como estação de Duque de Caxias. Era o oitavo distrito de nova Iguaçu, uma região rural que sofria com as mazelas do descaso governamental e da malária.
Em Meriti não havia escola e Dona Armanda resolveu ensinar às crianças da Região. Dona Armanda, determinada, construiu a primeira escola a oferecer merenda escolar na América Latina, também foi a primeira do país a ter horário integral, a ter uma biblioteca e um museu natural. Foi a primeira escola em que um círculo de mães foi implementado.
Foi apelidada de “mate com angu” fazendo referência a merenda servida para os alunos. Hoje é administrada pela prefeitura e tem o nome de Creche Escola Municipal Dr. Álvaro Alberto. A finalidade desse post é lembrar da importância dessa instituição e denunciar o abandono e a depredação do patrimônio. Após ameaças de destruição da escola para a construção de um shopping, hoje, fruto de muita luta e resistência, a escola é tombada como patrimônio histórico da cidade. Mas enquanto lutavam para manter a escola em pé, o entorno da escola foi posto abaixo, incluindo uma das maiores áreas verdes localizada no centro de Duque de Caxias. Após o desmatamento do terreno ao lado, a escola passa a sofrer com a estrutura do terreno que começou a ceder. Com parte do terreno interditado com risco de ruir a escola passa a lutar para tentar que a prefeitura reconstrua o que estava prestes a desmoronar.
Além da falta de conservação, a escola tem vivido momentos difíceis em tempo de isolamento social por causa da pandemia do COVID19. A escola tem sido invadida e depredada durante esse período. É importante que a comunidade tenha mais consciência sobre a história dessa escola pioneira e de grande história. Devemos cobrar do poder público mais segurança e cuidado com as escolas, principalmente uma escola que deve ser protegida por abrigar memórias de uma história da educação tão rica para a cidade de Duque de Caxias e para o país.
Para Saber Mais …
Conheça um pouco mais a história desta escola
Sobre a invasão da escola
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/07/24/maes-de-aluno-denunciam-o-abandono–de-escola-tombada-como-patrimonio-historico-em-caxias-no-rj.ghtml
Sobre o tombamento da escola