O que há por trás do nome Laudimia Trotta?

/, o que há por trás do nome?/O que há por trás do nome Laudimia Trotta?

O que há por trás do nome Laudimia Trotta?

por Liliane da Silva

Laudímia Trotta nasceu no Rio de Janeiro, em 1899. Formou-se normalista pela Escola Normal  no  Largo  do  Estácio e a partir daí construiu um caminho repleto de realizações na área da educação pública. Sua carreira é extensa, trabalhou como professora, orientadora, fiscal de ensino e técnica de educação. Dirigiu em conjunto com seu marido, Frederico Trotta, a revista pedagógico–didática  ‘O  Ensino’,  fundada  em  1936.  Representou o então denominado Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) no II  Congresso Nacional  de  Professores  Primários. Fez parte da equipe do educador Anísio Teixeira, entre os anos de 1931 a 1935, quando ele exerceu os cargos de Diretor do Departamento de Educação e Secretário de Educação e Cultura do Rio de Janeiro. Foi Diretora do Departamento de  Educação  Complementar  do  Estado  da Guanabara  de 1956  a  1960. Em 1956, visitou escolas do Japão para observar as atividades educacionais que eram realizadas.

Entre os meses de abril e setembro de 1946 Laudímia Trotta assumiu a Divisão de Educação do Território Federal do Iguaçu, que foi criado pelo Decreto-Lei nº 5.8125 , de 13 de setembro de 1943 e geograficamente abrangia o Oeste e Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina. Ela ficou responsável pela organização  administrativa e pedagógica da área da educação, eram 216 escolas (entre municipais e rurais), 188 professores e 10 bibliotecas. Em apenas cinco meses ela e sua equipe realizaram um trabalho que trouxe muitos benefícios para a educação e população da região. Eles redigiram documentos que normatizavam a parte acadêmica no Território. Reformaram as escolas, construíram novas e deram suporte para os alunos que receberam vestimentas e material escolar. Laudímia visitou escolas e detectou que a metodologia utilizada não era adequada (baseada na repetição em voz alta para que o aluno decorasse o conteúdo) e a formação dos docentes possuía falhas. Construiu então a Escola Normal Regional, Cursos Supletivos e Grupos Escolares, além de mais 12 bibliotecas objetivando mudar esta realidade.

Com os conhecimentos e experiências de Laudímia, os professores tiveram contato com uma nova forma de lecionar. Ela utilizava recursos como premiações para docentes e alunos, exposições dos melhores trabalhos, concursos de desenhos, História e redação, além de sempre elogiar e incentivar. O seu fazer pedagógico era pautado nas práticas mais modernas da época, e a teoria mais discutida nesse período era a Pedagogia Nova, que colocava o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem. Por toda a sua trajetória, Laudímia Trotta recebeu diversas homenagens e medalhas, assim como teve seu nome dado a algumas escolas em diferentes regiões do Brasil.

Foto: Primeira turma de professores formada no Curso Normal Regional do território federal do Iguaçu, em 1946. Laudímia Trotta se encontra à direita de Frederico Trotta.

[Disponível em: http://hemeroteca.ciasc.sc.gov.br/jornais/Atualidades/1946/ATU1946012.pdf ]

Acesso em: 4 de setembro de 2020.

By | 2021-04-02T17:08:28-03:00 abril 2nd, 2021|Laudimia Trotta, o que há por trás do nome?|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment