O que são e quais são os objetivos das escolas preparatórias?

Beatriz Sales e Rafaela Ferreira (FE-UFRJ)

As escolas preparatórias / colégios-curso são instituições, em sua maioria privadas, que possuem uma organização com foco em regras, disciplina, rotina de estudos, projetos e cronogramas rígidos e pouco flexíveis, que visam a eficiência, tendo em vista a aprovação do aluno em concursos.

Para viabilizar seus objetivos, essas entidades adotam medidas como: a separação de turmas específicas para cada concurso (turmas militares, ENEM, biomédicas, entre outras); a realização de testes simulados; planejamentos bem estabelecidos e coincidentes para todas as unidades (quando há outras) e atividades de aplicação dos conhecimentos adquiridos numerosas e constantes, com o objetivo de liderar os rankings de aprovações nos grandes concursos.

No texto Provação escolar e consagração social. As classes preparatórias para as grandes escolas, publicado em 1981, em língua francesa, pelo sociólogo Pierre Bourdieu, são analisadas instituições preparatórias para os vestibulares. Com base me pesquisa sobre o tema, o autor discorre sobre o funcionamento e as particularidades destas entidades.

Ao fazer um paralelo com as escolas preparatórias atuais, em especial as do Rio de Janeiro, é possível perceber fatores pontuados por Bourdieu em seu texto, ainda que este tenha sido escrito há 39 anos, em outro continente, tais como: (1) o entendimento do ensino eficaz como aquele que valoriza a técnica; (2) a aprovação em concursos como finalidade do ensino; (3) atividades numerosas, intensivas e ininterruptas; (4) fomento da competitividade (5) professores como treinadores e repetidores; (6) professores vistos como mestres do saber.