Para conhecer a experiencia da Escola Alvaro Alberto-Caxias/RJ

O livro foi organizado pela educadora Armanda Álvaro Alberto, responsável pela criação, em 1921, da Escola Regional de Meriti, popularmente conhecida como a Escola Mate com Angu. O livro reúne depoimentos de intelectuais que colaboraram com a escola, de diferentes formas. Inicialmente publicado pelo INEP, nos anos 1960, sua reedição foi fruto do esforço coletivo do Fórum de Oposição e Resistência à Construção do Shopping – FORAS (2014)  na cidade de Caxias – RJ. Constitui, assim,  uma fonte inestimável para o conhecimento da história da educação da baixada fluminense, do movimento da escola nova e das inciativas de renovação e ampliação das oportunidades escolares em nosso estado. Demonstra, por fim, que a educação escolar e sua história são objeto de disputas permanentes e exigem a mobilização da sociedade na luta pela sua preservação.

A foto da capa do livro foi extraída do site do INEP-MEC. O livro está dispomível em https://download.inep.gov.br/publicacoes/diversas/historia_da_educacao/a_escola_regional_de_meriti_documentario_1921_1964.pdf