Outros Tempos, Outras Escolas

por Luciana Zanetti

Há razões para se comemorar um centenário? O que é uma escola centenária? A que está em um prédio com mais de cem anos? A que existe há mais de um século? O que os prédios escolares de hoje terão a contar sobre nossa cidade, a respeito de nossa infância e de nossa educação? Os textos reunidos no livro Outros tempos, outras escolas compõem um mosaico narrativo que contribui para o entendimento do contexto escolar brasileiro. Os estudos aqui apresentados expõem diferentes sujeitos envolvidos com a educação em diversas instituições e a partir de vários processos que constituem a história da educação brasileira. Refletir sobre outros tempos é refletir sobre a escola atual, é pensar que outras escolas foram e são ainda possíveis; é compreender, a partir das várias experiências históricas, a complexidade que enfrentamos nesse diálogo entre passado, presente e futuro. Olhares atentos para as fachadas centenárias das instituições de ensino do Rio de Janeiro instigam a aprofundar o conhecimento sobre a importância que elas desempenharam na história da educação e na história da cidade. Outros tempos, outras escolas nos permite olhar para as escolas centenárias da rede estadual da cidade do Rio de Janeiro como lugares que merecem preservação, na busca por uma compreensão destas e de outras histórias que se contam sobre a infância, sobre os professores, os políticos, as políticas, os sonhos que permanecem e outros que desaparecem.