ex-aluna Glória Evangelista

Por Ana Clara Evangelista (Graduanda do Curso de Pedagogia FE-UFRJ)

Em 1958, a Escola Chile tinha o hábito de retratar fotos de todos os alunos. Esta é uma lembrança muito especial pois traz à memória da ex-aluna Glória os momentos vividos na escola e ela se emociona com o fato de eu estar aqui, 64 anos depois, aguçando nela esse esforço para lembrar-se de momentos tão gostosos.

Foto registrada em 1957. A turma inteira e a professora  foram registradas nesta foto.

Entrevista:

1) O ensino da escola influenciou sua vida em qual sentido? Poderia me dar algum momento marcante pra você? Um aprendizado, uma memória, uma história engraçada ou até triste.

Tem vários momentos. Um deles é que todos os dias, antes de entrarmos para a sala, as turmas se uniam no pátio para cantar o hino nacional e o hino da bandeira.

As festas juninas também eram no pátio, com barraquinhas com vendas de comidas típicas, quadrilha, peças de teatro, casamento como nas festas juninas tradicionais. E, por último, fazíamos o desfile de 7 de setembro nas ruas próximas da Escola Chile.

2) Se você pudesse definir a época em que estudou na Chile com poucas palavras (ou uma), como definiria?

Maravilha!

3) O que a escola Chile trouxe para seu crescimento (valores) que você consegue perceber sendo mantido até hoje?

Respeito e educação com o próximo.