Quem foi Darcy Vargas?
Por Livia de Fátima Conceição (mestranda em educação PPGE/UFRJ)
Darcy Sarmanho Vargas, nasceu em 1895 no Rio Grande do Sul e casou-se aos 15 anos de idade com Getúlio Vargas. Desde cedo trilhou os caminhos políticos ao lado do seu marido. Deve-se considerar que foi uma mulher de seu tempo. Entre conservadorismos e progressos, foi um exemplo de função para o cargo de primeira-dama ocupando espaços na vida pública e política. Por muitos considerada a primeira a usar o “cargo” atuando enfaticamente nos anos, e até mesmo após, os períodos que seu marido presidiu o país.
Ainda no Rio Grande do Sul comandou diversos trabalhos assistenciais, como uma associação para produção, organização e distribuição de roupas e alimentos para famílias que se aventurassem na revolução de 30, a Legião da Caridade.
Ao chegar ao lado do seu marido à presidência no Distrito Federal, Rio de Janeiro, se projetou em trabalhos assistenciais mais audaciosos. Suas criações ficaram pautadas em duas grandes iniciativas: a Fundação Darcy Vargas, em 1938 que direcionava ajuda na questão da infância, e a Legião Brasileira de Assistência, em 1945, que focalizava no cuidado às famílias dos soldados enviados à guerra.
Quer saber como foi a construção da Fundação e da Casa do Pequeno Jornaleiro? Então vá para o próximo post!